quinta-feira, 9 de junho de 2011

Princípios para a Jornada:

Vou estabelecer alguns princípios que irão me guiar na jornada de estudos, que julgo apropriados (adequados à minha condição e minhas dificuldades):

1) Ritmo de estudos flexível, adaptável às minhas atividades profissionais e familiares, porém com o estabelecimento de metas. Não significa esforço mínimo, mas considerar as prioridades da vida. Assim, é fundamental não ter auto-cobrança quando ocorrer a impossibilidade de estudar devido a outros compromissos.  Finais de semana, por exemplo, são principalemente dedicados a atividades familiares. Sexta-feira é dia de chopinho com amigos. E por aí vai... além disso, entendo ser fundamental o tempo de maturação,  ou seja, os momentos livres após o estudo de cada capítulo em que deverá haver a "digestão" da nova matéria, pois excesso de informação simplesmente despejada para cima dos pobres e poucos neurônios não resolve, ao menos para mim, se não houver um "tratamento mental" desses pontos, ou seja, se não gerarem outras atividades sinápticas que facilitarão a memorização. Ocorre que o alemão está sempre à espreita querendo me pegar (sem piadinhas, por favor)...

2) Metas estabelecidas não por carga de trabalho, mas por tarefas: assim, procurarei sempre esgotar um capítulo ou ponto de estudo a cada dia, e não estudar x horas ou ler x páginas.

3) Variação das matérias: em função da minha dificuldade pessoal de concentração, estudarei em torno de 3 matérias de forma concomitante, para não cansar da mesma matéria. Pretendo iniciar com Constituição interpretada, Direito Civil e Direito Processual Civil, para os quais já possuo obras adquiridas.

4) Manter-se atualizado com matérias jurídicas, que estejam relacionados aos temas do concurso: leitura de informativos, de notícias, de artigos, foruns, blogs, e outros, diariamente.

5) Leitura de leis secas: a cada matéria estudada, finalizar com uma leitura atenta das leis relacionadas.

6) Ao término de cada disciplina, repassar todos os pontos definidos no Edital do 25º concurso para ver se foram contemplados no estudo; caso contrário, procurar leituras complementares. Fazer um pequeno resumo em cada ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário